Simples e Chique!

03/11/2011 18:22

 

Quem nunca ouviu dizer que menos é mais? Embora possa parecer lugar comum, a frase define bem as novas tendências em decoração de casamentos. Cada vez mais elaboradas, as produções transformaram-se em projetos exclusivos e profissionais.

Ser clean não significa ser pobre. Um casamento pode ser clean e elegantíssimo, os excessos estão em baixa, mas nem sempre é fácil fazer uma decoração simples e chique. Algo que reuna beleza, charme e exclusividade. Não é fácil, mas possível.

Um dos caminhos a ser percorrido começa pelas cores, a tendência é "ousar" nas combinações. Suaves ou fortes, complementares ou opostas. As opções são infinitas.

Variedade de cores e também de flores. Indispensáveis na ornamentação de um casamento, elas permitem múltiplas combinações. Todos os tipos de flores podem ser utilizadas, especialmente as da época. A mistura de diferentes tipos de flores é um recurso muito utilizado.Um arranjo de mesa elegante e que está na moda é um vidro com água e algumas flores. É minimalista, sofisticado e bonito.

Mas a decoração de um casamento vai muito além da escolha das cores e flores. São vários os elementos que compõem o cenário da festa. A maior tendência é o investimento na cenografia, isso significa que a iluminação está em alta. A festa tem que ter muita luz, mas nada de concentrar as luzes apenas na pista de dança. É preciso iluminar toda a festa com luzes que se movimentem ou mudem de tons diversas vezes ao longo da festa. 

Mesas lembram toalhas. Certo? Errado. O vidro aparente faz parte da proposta minimalista e ainda valoriza bolo, doces, flores e arranjos. A exceção são as mesas menores, que podem ser forradas com tecidos como organza e voil. Como todos os outros elementos que compõem a decoração, a mobília também deve ser clean. Móveis sem muitos detalhes e com linhas retas e pufes em couro branco ou, se a proposta da festa permitir, coloridos e ainda em estilo Bali ou Demolição, que se destaca por ser uma linha interessante e mais despojada. Entre os materiais mais utilizados pelos decoradores estão vidro, espelho, madeira laqueada e, para os mais despojados e alternativos, madeira crua, vime, ratan e bambú.

São muitas as opções, mas um único objetivo: organizar uma festa inesquecível. Tecidos, móveis, cores, flores... Se usam as mesmas coisas de sempre mas com uma leitura contemporânea, e o mais importante, de uma forma que combine com o estilo dos noivos, a festa é deles!