O que considerar na escolha da data?

18/07/2011 23:14

As condições do clima e a proximidade de feriados nacionais (principalmente antecedendo os finais de semana), são algumas das considerações que devem ser feitas na hora da escolha dessa data tão importante.

Segundo Roberto Cohen, - um dos mestres do cerimonial - "cada mês reúne uma série de características que podem contar a favor ou contra a ocasião".

Em geral, a noiva já tem uma data em mente. Entretanto, como os serviços são programados com antecedência, é preciso ter agilidade no "bloqueio" desta data na agenda dos fornecedores de produtos e serviços que estarão envolvidos no evento. Assim, em caso de inconvenientes, seremos informados imediatamente, buscando, então, outros parceiros igualmente competentes.

A seguir, devemos avaliar, na primeira entrevista com os noivos, que tipo de cerimônia e/ou recepção pretendem oferecer, bem como o local que desejam.

Vale observar se a época não coincide com a ocorrência de chuvas ou frio excessivo, como também, períodos de festas: natal, ano novo, carnaval e reveillón, que costumam lotar os hotéis e salões.

Veja aqui alguns exemplos:

JANEIRO: Mês quente, desfavorável a casamentos pela manhã ou à tarde. Considerado de alta temporada, elevando os custos da lua de mel.

FEVEREIRO: As noivas devem optar por tecidos leves e modelos sem mangas, pois continua muito quente. Há hotéis lotados em virtude do carnaval. Mês pouco disputado nas casas de festas. Continua a alta temporada.

MARÇO: O clima é um pouco mais ameno à noite, porém, o mês é muito disputado. Fim da alta temporada, os custos com a lua de mel são mais baixos.

ABRIL: O clima é mais fresco favorecendo casamentos matinais, mas a Páscoa e a Semana Santa restringem as opções de datas. Entretanto, viabilizam fins de semana prolongados para casais sem tempo para viagens de lua de mel prolongadas.

MAIO: As flores estão mais caras em virtude do Dias das Mães, porém mais bonitas. O clima já está bem agradável para casamentos diurnos. Foi considerado o mês das noivas (em decorrência das comemorações da Igreja Católica, como sendo o mês de Maria). Atualmente observa-se uma procura moderada nas agendas de igrejas e salões.

JUNHO: As rosas são raras e as outras flores estão mais caras em virtude do Dia dos Namorados. O clima é de friozinho. Casamentos diurnos são mais agradáveis.

JULHO: Mês frio, de férias e de flores escassas. De volta a alta temporada, o inverno proporciona excelentes opções de lua de mel nas regiões serranas do país.

AGOSTO: Mês de abundância de orquídeas e frio excessivo, principalmente à noite. Casamentos ao ar livre não são recomendados, por sua instabilidade climática, com fortes chuvas ocasionais e ventos repentinos. Esquecidas as infundadas superstições, tem sido um mês de boa procura nas agendas. Os pacotes de lua de mel são bem mais baratos.

SETEMBRO: Mês muito disputado nas Igrejas e salões, com lindas flores em profusão e pacotes de lua-de-mel tem custos bem razoáveis. Extra-oficialmente, já é considerado, segundo algumas estatísticas, como o "novo" mês das noivas.

OUTUBRO: Clima ameno proporcionando agradáveis cerimônias em horários diversos. Porém, o mês é bastante procurado para seminários, congressos e outros eventos empresariais, ocasionando hotéis e salões com alta demanda de ocupação.

NOVEMBRO: Clima um pouco mais quente, mas ainda com muitas opções de flores. Noites ainda frescas proporcionam a noiva modelos mais leves e ambientes de festas muito agradáveis.

DEZEMBRO: Mês muito procurado nas Igrejas e salões, apesar da concorrência com as festas de fim de ano, talvez, em função do 13 salário. Flores mais caras em função do calor e das festas de fim de ano, que ocasiona muitas vezes na importação. Pacotes de viagens mais caros, principalmente para o exterior, em decorrência da alta temporada e dos invernos americano e europeu. Temporada ideal nas estações de esqui