Dicas de etiqueta

18/07/2011 22:53

Estamos aqui não só para falarmos de etiqueta. Mas, também para mostrarmos o quanto ela nos torna mais cordiais, amáveis e solidários com o próximo. Utilizando algumas regrinhas básicas, podemos facilitar, e muito, nosso convívio em família e em sociedade! Pense nisso...

Convites

Devem ser entregues aos padrinhos e parentes queridos, pessoalmente, com
um prazo máximo de 45 dias e mínimo
de 30 dias antes do casamento.

Jamais coloque, anexados ao convite de casamento, aqueles "pequenos lembretes" indicando as lojas onde estão suas listas de presentes.
É extremamente deselegante!

Presentes

Escolha a loja que lhe oferecer mais opções,
para deixar sua lista de presentes.

É perfeitamente correto deixar sua lista em duas ou
três lojas. Assim, terá variedade de escolha e não fará muitas
trocas de presentes em duplicidade.

Determine sempre, que as lojas escolhidas
entreguem os presentes no endereço da noiva.
Detalhe importante: freezer, microondas, lavadora de louça, videocassete, máquina de lavar roupas, entre outros itens, geralmente, não são incluídos na lista de presentes. Por serem mais caros, normalmente são oferecidos por padrinhos ou por alguém muito íntimo.

Chá de Cozinha

Normalmente, quem oferece o chá-de-cozinha é uma grande amiga, uma madrinha ou uma colega de trabalho. A família da noiva deve evitar esta incumbência, pois, já estará bastante envolvida
em outros detalhes do casamento.

O chá-de-cozinha é uma reunião rápida.
Afinal, o casamento está próximo e
os noivos têm muitos afazeres.

A Cerimônia

Não se deixe envolver pelo nervosismo. Apesar de ser visto como normal, só irá contribuir para deixá-la com a fisionomia carregada e a impedirá de aproveitar um momento único e de pura alegria.

Apague a idéia de tomar qualquer bebida alcoólica antes de sair para a igreja. Nem mesmo sob o pretexto de relaxar. Além de não relaxar, quando ingerido sob estado de tensão, o álcool pode provocar efeitos completamente imprevisíveis.

Não importa o horário de seu casamento. Você deve estar bem alimentada e hidratada. Jejuar no dia do seu casamento não vai fazer sua cintura afinar nem um milímetro.
Atrasos, nem pensar! Nada justifica o atraso daquela, que teve meses para se preparar e pensar em todos os possíveis imprevistos. Denota imensa falta de consideração com o noivo, seus familiares e convidados. Além de ser extremamente grosseiro.

Se estiver usando luvas, o momento de tirá-las é o da troca de alianças. Tire-as com calma e entregue, junto com o buquê, à sua mãe ou a uma madrinha, que saberá, antecipadamente, de sua missão, estando atenta a seus movimentos. Depois, não é necessário que calce as luvas novamente. E lembre-se: não se cumprimenta ninguém de luvas.

A Festa

Com certeza, a parte mais divertida do casamento. Por menor que seja, um casamento sem festa fica sem aquele toque de alegria, tão importante em qualquer comemoração!

Nem pense em resolver qualquer tipo de contratempo. Se estiver faltando bebida, gelo ou qualquer outra coisa, avise a alguém, contudo, jamais interfira no andamento do serviço. Lembre-se que você é a noiva, portanto, deve se manter afastada de questões prosaicas como essas.
Não deixem passar muito tempo para servir o jantar e
cortar o bolo, querendo, com isso, "esticar" a festa.
Além da descortesia, correm o risco de ficar com um
grupo de pessoas entediadas ou ansiosas por ir embora,
e, nem um pouco dispostas a animar a festa.

Aproveite a festa e lembre-se: os fotógrafos, em geral, são profissionais. Eles é que têm de correr atrás de você e não o contrário. Quem dá o tom da festa decididamente são os noivos. Por isso nada de tensão desnecessária.
A música é a alma de uma festa! Escolha com todo cuidado! Ela faz todo mundo dançar, cantar, se emocionar... Num passe de mágica, seus acordes preenchem todos os espaços, criando o clima certo para uma festa deliciosa.

No mais, aproveitem todo esse momento especial, assumindo um compromisso íntimo e pessoal: viverem, a partir daí, com o objetivo de fazer o outro extremamente feliz!