Damas de honra, pajens e demoiselles

24/04/2012 18:34

 

Damas de honra, pajens e demoiselles (Ou bridesmaid)

 


Antes de qualquer coisa é bom lembrar que as entradas das crianças na igrejas católicas de Curitiba (assim como a entrada dos padrinhos) precisa ser verificada na igreja com paroco responsavel. A regra da arquidiocese de Curitiba a partir de 2007 define que no cortejo entra um casal de padrinho de cada lado e a Dama  junto com a noiva (mesma musica), porém algumas igrejas são mais flexiveis!

Verifiquem antes de escolher os padrinhos, pajens, damas e demoiselles!

 
Existe coisa mais bonita e fofa do que aquelas lindas crianças entrando no cortejo super espontâneas, bem vestidas e porque não dizer, elegantes?!

Três dicas importantes para o sucesso desta entrada 


Não escolha muitas crianças. Além da chance delas se desentenderem no momento da entrada, dependendo do tamanho do local da realização da cerimônia, pode parecer tumultuado e mal organizado (Mesmo não sendo). Aconselho escolher de uma a seis crianças, contando com o pajem que levará as alianças (Na entrada do cortejo ou no meio da cerimônia). Além do que, é bom contar com um em imprevisto, já que alguma dama ou pajem pode ter que faltar a este compromisso por algum motivo de força maior, ou simplesmente não querer entrar - Por vários motivos - (O mais comum é a timidez), como já presenciei inúmeras vezes!
 
 
 
Outro fator que pesa bastante é a idade das crianças. Muita atenção neste hora. Aconselho a não escolher crianças muito pequenas. Elega as que tenham idade de cinco a onze anos no máximo - Salvo algumas excessões, como as demoiselles, que podem ter desde doze anos de idade até a idade que a noiva achar adequado - As demoiselles também não podem ter a idade avançada, ok?! 
 
 
 
 
A Organização:
Para entrada antes da noiva
1º - Dama de honra com as pétalas (Muitas vezes intitulada "florista")
2º - Casal de dama de honra e pajem (Ao dois menores)
4º - Dama de honra com bouquet
 
É apenas uma sugestão ok? Pode-se aumentar ou diminuir a quantidade de crianças, mudar as posições de acordo com o desejo dos noivos - Mas a dama que joga as pétalas deverá estar sempre a frente;
 
 
 
 
 
 
No meio da cerimônia, quando o celebrante pedir as alianças, haverá uma música somente para este momento (Ou dependendo da música servirá também para a benção das alianças). Aí que entra o lindo menininho conduzindo as alianças com a almofadinha, ou aquela salva de prata que está na família a décadas, ou até mesmo uma charmosa bíblia branca - Que após a cerimônia servirá de orientação para o novo lar que se construirá.
 
 

 
 
 
Sugestões de músicas 
 
Damas de honra e pajens
 
. Minueto de boccherini
. A Bela e a fera
. O Rei leão
. Pequena suite - Bach
. Alladin
.Primavera - Vivaldi
. Some day my prince will come - Branca de Neve
. Hero
. Somewhere over the rainbow
. Aquarela - Toquinho
 
Demoiselles, ou Bridesmaids - Como preferir!
 
. Turning - Suzanne Ciani
. Amanhecer
. The only exception - Paramore
 
Entrada das alianças
 
. Tudo por amor
. Close to you
. Edelweiss
. Ária 4º corda
. Cavalheria rusticana
. Alecrim - instrumental (música infantil)
. Turandot - Nessun dorma
. Minueto em ré - Mozart
. La Rejouissance - Haendel
. When you wish upon a star - Pinóquio
 
Dica: Se a cerimônia for católica, e for permitida a entrada da Dama separada da noiva, você pode optar pela entrada das alianças com Ave Maria de Gounod cantada e continuar com a mesma para a benção das alianças, só que instrumental.
 
 


 






 
Um charme a mais com as demoiselles
 




 
 
Bjs e até a próxima!